Pages

domingo, 20 de maio de 2012

O FAZER REDAÇÃO

SE PREPARANDO PARA O ENEM

Para conseguir ter uma boa classificação no vestibular, em qualquer processo seletivo ou então no próprio ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é necessário que o candidato tenha um bom domínio da técnica de redação. Muitas pessoas ficam em dúvida, e tem dificuldades nesse momento, afinal a língua portuguesa parece um pouco complexa e muitas vezes complicada por todas as suas variações e flexões.
Sabendo disso, o Tem Dicas preparou esse artigo com informações e ideias que podem aumentar a qualidade da redação e retirar o medo ou insegurança daqueles que acham que não sabem escrever. A dissertação é o modo mais comum pedido nesses momentos de seleção para vestibulares, então fique ligado nos elementos que compõe a estrutura desse tipo de texto:
Introdução: Momento de inserção do tema ou assunto tratado. É nela que você inicia a tese principal a ser defendida.
Desenvolvimento: Elaboração argumentativa para defender a tese exposta na introdução. Bons argumentos são consistentes baseados em fatos, citações, dados e depoimentos. É excelente de lembrar ao candidato que normalmente os temas de redação vem acompanhados de textos e NUNCA se deve copiar fragmentos dele para construir sua redação. Isso retira pontos do candidato por ser algo inconsistente, desnecessário, vazio (afinal, é uma ideia que já foi exposta pela própria instituição e não pertence à pessoa que está escrevendo no momento) e clichê, pois várias pessoas por muito tempo se utilizarão desse tipo de artifício para “ocupar espaço” no texto e ter de escrever menos.

Conclusão: Amarração final dos conteúdos com sugestão de como amenizar o problema. Não inicie a conclusão com conectivos conclusivos como: concluindo, finalizando, para terminar e etc. Isso faz parecer que seu texto foi mecanizado e dividido exatamente ou que você necessita indicar a finalização do texto, pois ele por si só não passa essa imagem, fique atento.
A dissertação trata de expor sua opinião de forma direta, porém sem o uso da primeira pessoa do singular. Dessa maneira, você pode optar pelo uso da primeira pessoa do plural ou então trabalhar com: deve-se, pode-se, aconselha-se e etc.
Para organizar suas ideias prefira dividir o texto em parágrafos curtos e objetivos. Não se esqueça que a língua padrão é que deve ser utilizada, jamais escreva seu texto com abreviações comuns na digitação, nem mesmo gírias.
Outra dica bacana é utilizar conectivos durante o texto, para isso você deve ter conhecimentos pleno deles, não jogue a palavra só para dizer que consta no texto ela deve ser usada de forma consciente encaixando com o sentido do que se escreve, por exemplo: “ Deve-se, de certa forma, tomar cuidado com a internet.” O “de certa forma” é um conectivo bem aplicado na frase anterior, confira agora um exemplo de utilização irregular: “A gente deve tomar cuidado com a internet, fica tudo exposto lá é por isso que se deve tomar cuidado, de certa forma é assim que tem que ser.” O período é totalmente irregular, trabalha com repetição excessiva de ideias e palavras, utiliza o conectivo de forma inadequada e se inicia com o português informal “a gente”.
Confira agora links de dicionários de sinônimos para você ficar melhor informado sobre palavras com o mesmo significado que evitam repetições no seu texto:


Com essas dicas você está preparado para tentar uma vaga em uma faculdade ou conseguir uma nota elevada no ENEM. É extremamente importante ressaltar que frases curtas são ideais para que você não se perca. Também vale ressaltar que a leitura é o método mais fácil de se aprender a escrever, com o hábito de ler você se acostuma com a grafia correta das palavras, evitando erros ortográficos que tiram pontos.


A redação do Enem vale cerca de 20% da nota final do resultado do Enem, por isso o candidato que for fazer a prova do Enem tem que dar uma atenção especial a esse item tão importante que é a redação do Enem.
Para fazer uma boa redação no Enem, além de você ter que estar antenado nos principais assuntos de conhecimentos gerais e atualidades, você tem que escrever bem e saber colocar as palavras de maneira correta.
Uma das dicas para fazer uma boa redação, é empregar o uso de argumentação na redação, pois a redação avalia além da escrita, avalia se o aluno tem a capacidade de refletir sobre o assunto proposto. Você pode também conferir as redações dos anos anteriores para saber qual é a base do tema, assim você já pode estar preparado e não ser surpreendido por um tema que você não domine e assim obter uma pontuação melhor no resultado o que pode te ajudar bastante, você pode conferir uma lista com todos os temas das redações do Enem dos anos anteriores.
Recomendamos para você que vai fazer a prova do Enem, treinar bastante suas redações, fazendo algumas de variados temas. Aproveite também para dar uma estudada em argumentação para saber utilizá-lo no momento certo e de maneira correta, para assim você conseguir tirar uma boa nota da redação do Enem.




DICAS PARA SE FAZER UMA BOA REDAÇÃO
Para que os profissionais ou também estudantes que queiram crescer profissionalmente saber como fazer uma boa redação  é um grande desafio que requer do seu redator grande capacidade de prática e dedicação. Porém conhecer o lado teórico por trás disso é muito importante já que para fazer uma boa redação é necessário seguir á risca algumas regras porém há um outro fator muito importante, que se sobressai dos demais, é necessário que o profissional passe á quem está lendo uma idéia de coesão e coerência fazendo de forma correta á sua parte, ou seja, escrevendo, abaixo seguem alguns passos importantes para que se escreva uma redação com qualidade e coerência, facilitando assim ás pessoas que lerem a entenderem á idéia passada por quem está escrevendo.
É NECESSÁRIO QUE O ESCRITOR PASSE SIMPLICIDADE NO QUE ESCREVE.

Utilizando palavras de fácil compreensão e adequadas ao tema que se está utilizando, uma dica para que se tenha um bom domínio neste quesito é preferir escrever frases curtas, amarrando frases para que as idéias passadas fiquem organizadas, é necessário também que o escritor não mude de assunto repentinamente, o autor deverá conduzir o leitor com uma certa leveza pela linha de argumentação.
O grande segredo de fazer uma boa redação também está em não deixar nada escrito subentendido, nem mesmo pensar que o leitor vai saber o que você quis dizer, é necessário que todo o conteúdo fique evidenciado neste escrita passando suas idéias como se narrasse um fato, fazendo-se entender ás informações passadas.
É necessário também que quem escreve expresse o máximo de conteúdo possível com o menor número de palavras fazendo com que não se repitam idéias, palavras demais ou outras informações que servirão somente para aumentar o número de linhas, é necessário realizar uma concentração no que é realmente relevante ao texto, pesquisando anteriormente ajuda quem escreve a escolher melhor o que deverá se utilizar, por isto é importante o exercício frequente de leitura para que quem escreve esteja atualizado com as informações passadas.
PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO O TEXTO DEVERÁ TER UNIDADE.
ou seja, traduzindo, por mais longo que este seja deverá ser coerente e coeso do começo ao final do texto, por isso é necessário que o candidato possua muita atenção no que escreve para que não fuja do assunto ou se perca. Para que não ocorram erros deve-se seguir a seguinte dica, introdução, argumentação e conclusão da idéia.
A coerência é um fator que deverá ser levado em conta em primeiro lugar na sua redação, pois é isto que fará com que a pessoa escreva bem, organizando corretamente idéias, explicando e mostrando causas e consequências. Por exemplo, as metáforas podem enriquecer de forma surpreendente uma redação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS PARA VOCÊ FAZER UMA BOA REDAÇÃO.

Para fazer uma boa redação é fundamental que o escritor pense, planeje, escreva e releia tantas vezes quantas forem necessárias o seu texto, pois mesmo com todos os cuidados descritos acima é possível que mesmo assim não seja expressada á sua idéia de forma clara e precisa. Além disso, a pressa poderá lhe atrapalhar, portanto escreva com calma observando atentamente ás informações passadas verificando principalmente se os períodos escritos não ficaram longos e subjetivos, confira também se você não repetiu palavras e informações passadas. Na medida em que se lê o texto novamente o candidato perceberá alguns erros principalmente de ortografia e redação, mas não se preocupe se for necessário refaça, passe tudo a limpo quantas vezes julgar necessário. Uma dica interessante é utilizar o computador, que pode tornar esta tarefa mais fácil, o candidato poderá sempre fazer uma cópia do texto original, fazendo com que as informações sejam corrigidas quando quiser e quantas vezes quiser, pois sempre se poderá voltar atrás. Estas são algumas dicas para que você consiga fazer uma boa redação, se você gostou do artigo ou quer dar uma sugestão deixe um comentário.


DICAS PARA SE FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM
As provas de redação do Enem, para quem realiza possui algumas características diferenciadas das demais, esta solução deverá ser dada pelo candidato que deverá propor uma solução adequada para o problema que é abordado no tema da redação. O resultado esperado por um estudante é que ele tenha informações e principalmente criatividade para realizar soluções além de sua habilidade nata de pontos de vista.
Para que ao escrever o escritor não caia na generalidade existem algumas dicas importantes e relevantes, onde no desenvolvimento de sua redação é necessário que quem escreve saiba utilizar uma coletânea de textos que será apresentada por um enunciado onde pode-se fazer comparações e observações sobre fatos ou também estatísticas como por exemplo, realizar na conclusão, onde é o momento de se fazer a proposta, das sugestões concretas como por exemplo. Se o tema fora a importância da leitura sempre compare os hábitos dos leitores brasileiros s de diversos outros países sempre se utilizando de criatividade, sugerindo a criação de bibliotecas públicas, campanhas de mídia de incentivo á leitura via sms, entre outras diversas idéias interessantes que se tiver.
Na redação do Enem normalmente a temática proposta costuma ter cunho social que poderá e deverá se associar a outras esferas sendo elas cultural, política, comportamental e ambiental.
Além disso, clareza e coerência são fundamentais para a construção de um texto, lembrando-se que esta leitura deverá ser fácil e também fluída para que garanta um bom entendimento do texto proposto, por isso é muito importante que se evite á utilização de termos chulos e rebuscados preocupando-se principalmente com os conectivos utilizar-se de termos como portanto, então, além disso, quando bem utilizados e construídos geram a fluidez necessária.
No texto a banca do Enem pede para que sejam apresentadas propostas de intervenção, ou seja, algumas medidas que poderão ser amenizadas em algum tipo de problema. Além disso, avaliar os papéis do governo e da sociedade, bem como também do indivíduo e da mídia revertendo problemas cotidianos ou apresentando soluções para a resolução de determinadas situações.
Sempre respeite os direitos humanos ao escrever, ou seja, posturas radicais ou extremas não são observações realizadas por um cidadão consciente que já cursou o ensino médio.
Faça sempre a utilização de conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, além de embasar alguns argumentos que possuam elementos históricos e geográficos literários e filosóficos para demonstrar pleno conhecimento no mundo. Nunca se esqueça que a interdisciplinaridade será bem vista pela banca de correção, pois o principal é focar em seu ponto de vista no texto.
Uma dúvida que muitos alunos têm é de como fazer uma boa redação no ENEM. Abaixo vocês verão 10 dicas de como fazer uma redação nota 10 no Exame Nacional do Ensino Médio.

1ª. O aluno deve preencher corretamente todos os itens do cabeçalho com letra legível.
2ª. Centralizar o título na primeira linha, sem aspas e sem grifo. O título pode apresentar interrogação desde que o texto responda à pergunta.
3ª. Pular uma linha entre o titulo e o texto, para então iniciar a redação.
4ª. Fazer parágrafos distando mais ou  menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados.
5ª. Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las.
6ª. Evitar rasuras e borrões. Caso o aluno erre, ele deverá anular o erro com um traço apenas.
7ª. Apresentar letra legível, tanto de fôrma quanto cursiva.
8ª. Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.
9ª. Evitar exceder o número de linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos. Ficar aproximadamente entre cinco linhas aquém ou além dos limites.
10ª. Escrever apenas com caneta preta ou azul. O rascunho ou o esboço das idéias podem ser feitos a lápis e rasurados. O texto não será corrigido em caso de utilização de lápis ou  caneta vermelha, verde etc. na redação definitiva.



DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO
Escrever não é uma tarefa das mais fáceis. Algumas pessoas possuem completa facilidade com o ato, mas escrever uma boa redação pode não ser uma tarefa fácil para alguns, até árdua e dolorosa para outros. Entretanto, quando falamos em redação para vestibular ou uma redação para concursos há certos segredos que podem ser desmistificados e assim a tarefa vai ficar menos dolorosa e bem mais simples.
Uma boa redação deve ser clara e objetiva, seja para qual meio ou prova ela for elaborada. Logo, vá direto ao ponto. Escapismo, ou seja, fuga do tema são considerados pontos nada legais por um revisor e vai te fazer perder pontos na avaliação, principalmente no vestibular. Portanto, vá direto ao tema que foi pedido e não divague em informações que você acha bacana, mas não possuem relação com o tema central.
Outra dica importante para fazer uma boa redação é sempre planejar o texto. Não vá escrevendo logo tudo o que vem pela frente, isso pode te deixar sem idéias ao final ou faltar linhas porque você não consegue finalizar o tradicionalmente o cobrado em redação para concurso ou vestibular é mínimo de 25 e máximo de 30 linhas. Planeje o que vai argumentar em cada parágrafo para em seguida começar a ir para o papel. Lembre-se que dificilmente haverá tempo para escrever demais ou outra folha caso erre.
Como Escrever Uma Boa Redação
O ideal é que o aluno saiba algo sobre o tema proposto. Mas e se ele não souber nada? Tente ser direto quanto à idéia e puxe ao máximo uma relação sobre os temas do cotidiano. Caso não saiba exatamente sobre o que se trata o tema, tente fazer relação com algo próximo para que assim não fuja tanto e não perca ao menos a idéia central e perca a nota toda da avaliação.
Divida a sua redação em quatro partes: introdução, pontos positivos, negativos e sua opinião. Uma formula simples para textos dissertativos, caso seja esse o pedido, que jamais irá errar na estrutura do texto. E um a ultima dica: erros de português são normais, mas não risque a prova ou finja que não os cometeu. Risque a palavra e a corrija em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário