Pages

sábado, 1 de novembro de 2014

PALAVRAS RESSONANTES

Sabe aquela música que você gosta, mas, de tanto ela ecoar na cabeça, ela se torna torturante, quase que impiedosa? Era o que perturbava Gabriel. Embora não fosse bem uma música, o eco e as demais características estão valendo. O desgraçado andava pensando até em consultar um psiquiatra. Era um caso crítico.
Há um bom tempo, Gabriel já não vinha em paz. Era atordoado, durante grande parte do dia, por uma voz, um gesto, um rosto, um sorriso, um olhar. Estranho, de fato, o estado do rapaz. Aos seus amigos mais próximos, aquilo era um mistério. E dos mais sinistros. Daquele que dá um arrepio só de imaginar. E causava calafrios no rapaz. Em resposta aos amigos, ele dizia apenas "É minha culpa". Fala acompanhada de um semblante transtornado. Ao proferir a frase, ele sempre desviava os olhos em direção ao chão. Denotando arrependimento.
Dias e dias corriam. Não cessavam os tormentos do rapaz. Eis então que, numa madrugada qualquer, Gabriel abriu uma garrafa de vinho que compara logo cedo na bodega de seu Mara. Seu Mara era assim chamado em alusão a um sujeito afeminado que aparecia na tevê num desses seriados ou minisséries. De fato, seu Mara, por vezes, paquerava, com indiretas, os rapazes bem apessoados que apareciam na bodega. Era um velhote solteirão que tinha uma tristeza aparente no rosto e, para não dizer que vivia sozinho, tinha um gato com o nome de Carlão.
Sempre que chamava por Carlão, fazia uma entonação na voz que a deixava fanhosa e quase feminina. Mas seu Mara não dava muito valor a Gabriel, não como dava a outros rapazes. Pois, há muito tempo, Gabriel se envolvera com uma sobrinha do velhote que volta e meia andava pela bodega do tio.
Gabriel era um tipo caseiro. Tinha voz grave, ombros largos e sempre se dirigira com firmeza a seu Mara. Sempre gostou do velhote, Gabriel nunca o recriminara e até o admirava por assumir aquela sua postura na idade que estava e em meio a uma sociedade hipócrita e conservadora. E aquele jeitinho de seu Mara nunca o incomodara. Por vezes, se acabava de rir quando seu Mara chamava o gato Carlão. Apesar dos distúrbios que enfrentava atualmente, Gabriel era um jovem de cabeça saudável, sabia respeitar o posicionamento alheio em relação às escolhas que, decerto, cabe a cada um. Seu Mara via isso e tinha respeito pelo rapaz.
Então, tornou a beber a garrafa. A medida que bebia, o álcool fazia efeito, cumpria a sua função clássica de fazer esquecer tudo aquilo que persistia em sua memória. E, naquele momento, admitiu para si que aquelas imagens eram dela. Só podiam ser. Sim, sabia disso o tempo inteiro, mas, por fraqueza, nunca admitira. Todos aqueles traços o doíam tanto como um dia o fizeram bem.
— Ô meu Deus! Mas nem assim some! Berrava sozinho no quarto enquanto olhava o vinho com desdém. Era verdade que o vinho apagava, temporariamente, um pouco daquele tormento, mas, não completamente.
O infeliz cogitou a possibilidade de, durante o momento em que afogava as mágoas da forma mais clássica que há, pôr a trilha sonora que daria a sentença seca da sofrência. Exatamente. Pablo: a voz romântica. Mas parou um instante e se recompôs do delírio. Ainda não estava embriagado o suficiente. Não para tamanha sofrência.
E quem era aquela, de uma vez por todas ?
— Isabela ! Ô peste, Isabela ! Choramingava.
Já ultrapassava 1:30 da madrugada. De uma vez, Gabriel declarava de quem eram todas aquelas imagens. Isabela.
Isabela fora a moça mais apaixonante que o rapaz já conhecera. Sabe aquela diferente ? Era esse o maior adjetivo que ele a atribuía, se não o maior, o mais frequente, certeza. Ela era diferente de tudo e de todos, era a própria diferença.
Por fim, era aquela que detinha, nas mãos, o coração do pobre. Com clichê e tudo.
Passada aquela noite. No dia seguinte, Gabriel foi ao seu Mara comprar outra garrafa de sua terapia. Chegando lá, seu Mara fitou a garrafa que o rapaz pôs no caixa. Intrigado, seu Mara via que era um vinho de tipo diferente. Pouco comprado pelos clientes usuais. Então, seu Mara, com sua voz fanhosa, disse:
— Rapaz, só tem duas pessoas que andam pela bodega que gostam disso aí.
Gabriel, curioso, preguntou:
— Quem, seu Mara ?
O velhote respondeu:
— Você e uma moça. Ela me disse o nome outro dia.
Pensou, pensou. Por fim, exclamou:
— Ah ! Isabela o nome dela. Isabela !


MACÊDO, Gustavo de.

Nenhum comentário:

Postar um comentário